domingo, 16 de novembro de 2008

Graça

Somos todos cheios de graça.

Graciosos ou engraçados, tanto faz, pois me refiro a possuirmos dons, capacidades, concedidas a cada um de nós pela vida.

Nem sempre as reconhecemos, por vezes nos menosprezamos, nos sentindo incapazes de realizar qualquer coisa que seja. Um problema de auto-estima.

A Teoria das Inteligências Múltiplas procura responder o anseio por encontrar qual a especialidade, a habilidade, de cada pessoa, sem exceção.

Divididas em 7 inteligências, percebemos que o senso-comum da inteligência se concentra em apenas uma, mais adequada aos mecanismos sociais da vida moderna.

Recebemos da natureza aparato similar, com mais ou menos destaque em alguma qualidade. Seja como for, dificilmente alguém é 10 vezes mais capaz do que outra pessoa.

Deuses servem apenas para panteões! Idealizações para inspiração, desafio ou exemplo. Intimidados por modelos superlativos nos obliteramos, injustamente. Temor pela aceitação, mecanismo primal, nos condenando ao ostracismo.

Conscientes, ou ao menos avisados, de nossas potencialidades, nos sentimos responsáveis em lhes fazer jus. Independentemente de com quanto fomos agraciados, podemos produzir bons frutos com seu exercício. Universalmente, estamos aptos a contribuir com nossa participação.

Omissão é caminho destinado ao insucesso... De nada adianta guardar para si seus talentos, enterrá-los em algum lugar improdutivo. Cumprindo sua função, eles se multiplicarão. Escondidos, estagnados, terminarão motivo de cobrança da própria doadora...

Nenhum comentário: