sábado, 29 de novembro de 2008

Zero-G

Estrelas sempre nos fascinaram.

Os céus repletos de luzes, em noites remotas, já deslumbravam seres humanos pelo planeta. Deuses a olhar os pequenos e imperfeitos seres...

Quantos já não sonharam em um dia serem astronautas? Sonha infantil, como de tantas outras profissões. Porém, a idéia de ser um viajante espacial beira a ficção, mexe com nossas fantasias.

Desde as primeiras aventuras humanas fora do planeta, e lá se vão mais de quarenta anos, a possibilidade ficou mais concreta, mesmo que muitas pessoas duvidem da veracidade dos fatos.

Por exemplo, desconfiamos que meu avô faleceu tendo certeza que o homem não chegou na lua. Certeza de pessoas de outros tempos... Talvez de algumas tantas ainda hoje.

Mesmo para quem confia, sabemos das dificuldades da empreitada. O postulante ao cargo deve gozar de excelente saúde, passar por um treinamento árduo e rigoroso e ainda conseguir uma oportunidade rara para uma viagem. Poucos foram os abençoados com essa chance.

Ainda há que encarar os riscos provenientes da imersão em ambiente tão inóspito. Alterações no fluxo de sangue, pois o coração continua imprimindo a mesma força de quando precisava enfrentar a gravidade.

Sm resistência ou peso, os músculos se encolhem, perdemos massa muscular, inclusive do coração. A falta de peso também afeta a coluna vertebral, pois as vértebras de alongam com o alívio. Para finalizar, em condições especiais com aquelas, o sistema imune se reprime e fica suscetível a doenças oportunistas.

Se ainda assim o sonho for maior, a Virgin Galactic pretende providenciar a sua realização. Com aeronaves especiais, disponibilizará vôos de cerca de 2 horas fora da atmosfera. O duro é poder pagar o preço de US$ 200 mil! As inscrições estão abertas e, apesar de programarem o início da operação daqui a 3 anos, já existe fila para embarcar.

Mas há solução para os menos abastados! A Zero Gravity Corporation vende passagem para vôos de simulação de gravidade zero, os mesmos que os astronautas fazem para treinar. Em grandes aviões preparados para tanto, uma viagem cheia de "altos e baixos" propicia a sensação de falta de gravidade.

Nas subidas, a sensação pode ser de quase duas atmosferas, praticamente dobrando o peso da pessoa. Nas descidas, a gravidade é anulada e podemos "flutuar" por cerca de 40 segundos. Preço da diversão: US$ 5 mil.

É um paliativo... Quem disse que as viagens espaciais também não são? Importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico, ficam bem aquém de nossos maiores sonhos. Sonhos de superseres, excepcionais por natureza, no mínimo semideuses.

Nenhum comentário: