sábado, 2 de agosto de 2008

Cuil

Desafiar sempre vale a pena.

Lançada com toda pompa e circunstância, no final do mês de julho, uma nova ferramenta de busca chamada Cuil vêm para enfrentar o gigante Google.

Criada por ex-funcionários do adversário, promete aprimorar os resultados de pesquisas realizadas, uma vez que, segundo eles, o já antigo número um não vem cumprindo a tarefa adequadamente.

Deixemos bem claro que o desafio é apenas na área de pesquisas. O Google também começou por lá, mas hoje a empresa apresenta uma miríade de soluções on-line de porte, possivelmente jamais oferecida por qualquer outra.

O novo desafiante promete acompanhar a vertiginosa evolução da Internet. Para isso, mais do que contar com clusters gigantescos, fazendas de servidores a perder de vista, eles dizem possuir um mecanismo de indexação revolucionário, baseado na relação entre palavras dentro de um mesmo texto.

Quando realizamos uma pesquisa, a página de resultados é bem interessante. Muito além do espartano estilo do concorrente, são apresentados diferentes contextos da informação. Entre páginas diretas e grupos de dados, a impressão é de um serviço mais refinado na seleção.

Batizado com uma palavra do irlandês antigo, seu nome chama atenção por significar "conhecimento"! Reside nesse, e em outros pontos, uma desagradável prepotência de seus criadores. Pode ser só marketing, mas eles se intitulam "a maior ferramenta de buscas do mundo", seja lá o que isso significa...

Apesar de todo "conhecimento", pesquisas feitas em português, por exemplo, ainda apresentam resultados estranhos, fora quando excluem nomes conhecidos de nosso meio, como se inexistissem na grande rede. Talvez seja apenas efeito da juventude do sistema.

Pesa também sobre eles essa história de todos serem ex-Googles. Como bem pontuou um amigo de trabalho meu, quem garante essa empreitada não ser uma jogada do próprio desafiado? Em sua condição hegemônica, poderia tentar dar uma temperada no mercado, para ele não terminar insosso.

A nós, pobres mortais, só nos resta observar e usar. De repente, temos em mãos uma nova etapa na evolução do acesso a Web. Qualquer coisa, além disso, ficará na mera especulação. O conhecimento a respeito disso só eles mesmo é que têm... No mínimo, é um desafio à investigação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Evandro.
Gostaria de reproduzir este texto no Jornal de Debates, na discussão sobre o Cuil.

Aguardo retorno com seu ok.

Abs,
Nanni Rios - Jornal de Debates
nannirios@jornaldedebates.com.br
www.jornaldedebates.com.br