quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Humor

Um pouco de humor pode mudar tudo.

Os gregos tinham lá suas teorias... Curioso pensar que quatro elementos poderiam determinar a saúde e a doença das pessoas, principalmente com os nomes: sangue, bílis amarela, bílis negra e fleuma.

Mais maluco ainda imaginar que tal teoria conduziu o pensamento de filósofos e médicos por cerca de 21 séculos! Tempos difíceis para ficar doente...

De qualquer forma, eu me referia ao estado de espírito das pessoas. Tanto o bom quanto o mau. Ambos ecoam no ambiente quando manifestados.

Sabe aquele "nuvenzinha negra" que às vezes surge em cima da cabeça de alguém? Pois é, o sinal do mau humor traz uma névoa aos seus arredores...

É difícil se sentir confortável próximo de alguém com o humor estragado. Sentimos a emanação de sua negatividade e nos abatemos... É essencial tentar transmitir alguma alegria para tentar resgatá-lo de seu poço de escuridão. Na impossibilidade, é melhor deixar a pessoa em paz. Quem sabe em algum momento o sentimento passa.

Já o bom humor contagia com facilidade e rápida aceitação. Só mesmo o muito mau-humorado para não se contaminar com alegria esfuziante de alguém de bem com a vida. O sorriso é capaz de iluminar os lugares por onde passa, de colorir a vida.

Até nos piores momentos o bom-humor pode colaborar. Dia desses, em pleno volta para casa, com o Metrô sem caber mais uma alma que seja, houve o momento do aperto maior na estação Sé. Onde já não cabia ninguém, couberam mais 30!

Um rapaz apertado pela turba começou a gritar: "Isso, aperta mais! Eu mereço! Sou um filho da p. mesmo!" Seu tom jocoso e irônico tirou metade do pessoal da sisudez costumeira. E continuou: "Preciso mesmo, já quase não estou suado... Eu adooooro esse aperto!". O outro resto não agüentou seu tom de piada, e em pouco tempo metade estava na gargalhada. No mínimo estavam com um sorrisinho nos lábios.

Se não há solução, pelo menos que seja um momento alegre. Grande segredo é transformar nossos momentos em bons momentos. Para que viver de maneira soturna, ensimesmado a cada percalço? Ninguém duvida que o melhor é sorrir e o quanto é gostoso! Vale lembrar a pergunta de alguns pára-choques: você já sorriu hoje?

Um comentário:

Victor S. Gomez disse...

Um sorriso é a melhor forma de superarmos as dificuldades do dia s dia. Abraços