domingo, 2 de novembro de 2008

Morte

Irremediável sina, tema indigesto.

Evitamos discussão ou simples menção deste fato da vida. Reclamemos o quanto quiser, mas o fim de qualquer coisa também faz parte desta.

Apesar de conscientes de sua ocorrência, e de nossa sujeição aos mandos da natureza, fazemos questão de esquecer, de deixar sua lembrança reclusa em algum canto menos importante da memória.

Alguns povos e culturas souberam melhor lida com a questão. No México, o culto aos mortos é marcante e culmina no festejo do Dia dos Mortos.

Nós temos o Dia de Finados, mas o cunho da tradição é um tanto diferente. O sentido da visita é invertido e soa com mais simpatia a relação com seus defuntos.

Sem clima de pesar, a celebração do dia revela a ausência de medos ou terrores provenientes da mensageira do destino. Por aquelas paragens, em festas animadas, decoradas e coloridas, um doce preferido das crianças são as caveirinhas de açúcar.

Não deixa de ser outra forma de relevarmos o assunto. Infelizmente a vida insiste em nos lembrar, por mais eufemismos que procuremos para escapar. A constatação é constante: todos estão sujeitos, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Mérito ou justiça inexistem. Ninguém merece ou fez por merecer. Ninguém escolhe ou pode recusar. Iludimo-nos procurando eleger alguma prioridade, principalmente por idade, embora saibamos ser mais natural.

Diante do inevitável, restam apenas os valores eternos da vida. Importa a plenitude de uma vida humana e realizada. Descobrimos alguns significados para a palavra felicidade. Aos atentos, a descoberta é antecipada pela mera observação do escorrer das águas da vida.

No dia de memória aos mortos, a reflexão é um bom exercício. Exercício para nosso engasgo, para nossa aceitação. A experiência, o tempo de vida, nos proporciona maior aceitação. Vivenciar a perda de alguns entes queridos nos caleja a alma e o coração.

O futuro sempre será incerto. Melhor a fazer na vida é viver. Viver plenos de nossos ideais e de nossa condição humana. De certo apenas o nascer e o morrer. No mais, devemos nos empenhar para cumprir as palavras do poeta e fazer com que seja eterno enquanto dure.

Nenhum comentário: