sábado, 8 de novembro de 2008

Carsharing

Se não pode vencê-los, junte-se a eles!

Mais do que um aluguel tradicional de veículos, muito menos do que a propriedade de um carro, o carsharing surge como uma solução para o transporte nas grandes cidades.

Seguro, manutenção, impostos, estacionamento. Os custos adicionais de um veículo fazem muita diferença, principalmente em metrópoles.

A utilização é esporádica, muitas vezes apenas para o deslocamento de casa ao trabalho. Quem usa o transporte público, às vezes precisa para um passei no fim de semana.

O sistema de carsharing prevê a associação de pessoas para que possam utilizar veículos de uma frota, sem necessidade de reserva, em diversos pontos de uma cidade. Descomplicado e acessível, é parecido com o sistema de aluguel de bicicletas, implantado em alguns lugares do mundo.

Na Suíça, um dos lugares onde o sistema existe, desde 1987, mais de 400 cidades já possuem locais de retirada. As assinaturas são quadrimestrais, anuais ou a pessoa pode se tornar uma cooperada. O pagamento é feito por hora, por trecho percorrido ou quilômetro rodado, com combustível incluso.

Bacana que os pontos de retirada e entrega ficam próximos a estações de metrô e ônibus, para facilitar o acesso ao serviço público de transporte. Podemos retirar um carro para ir até o local mais próximo de transporte, de lá até outro canto da cidade, e então retirar um carro no destino para ir até o local de trabalho.

Ainda assim, enfrentar os congestionamentos de São Paulo não é para qualquer um. Trafegar a 20 Km/h em média exige paciência e perseverança. É fácil perceber que a grande maioria está longe de possuí-las. Preferem uma sinfonia de buzinas e xingamentos.

Com a restrição da circulação de veículos, como o rodízio por placa, exclusão do tráfego de caminhões ou, quem sabe, pedágio em regiões centrais, novas alternativas serão inventadas. Difícil será quebrar o paradigma do automóvel para o brasileiro, afinal infelizmente são todos apaixonados por carro.

Nenhum comentário: