segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pergoletta

Delícias do paladar merecem menção.

Poucas são as vezes que opino sobre um restaurante, mas quando acontece é porque agradou tanto que fica impossível deixar para lá.

Também não gosto de gerar expectativas. Cada um tem sua própria impressão. A história da influência pode pesar de qualquer lado, para o bem ou para o mal. Mas...

Cozinha italiana, ambiente agradabilíssimo, local de fácil acesso, são apenas alguns dos quesitos para um convite ao La Pergoletta.

Estive ontem lá, pela primeira vez. Para começar, bruschettas! As tradicionais, com mussarela e tomate, vêm com o queijo crocante, derretido. Outra opção, com queijo fresco e pesto de hortelã, nos presenteiam com um frescor adocicado na boca. São individuais, servidas numa pequena travessa rasa de barro.

Para a salada, a própria Pergoletta. Mais italiana impossível! Rúcula, tomate e mussarela. Também acompanham duas torradas com parmesão gratinado, pepinos, tomate seco, carciofini e palmito.

O prato principal celebra uma união italo-portuguesa: Risotto de Bacalhau. Um arroz perfeito, graúdo e aldente, molho com sabores de camarão e generosas, mas generosas mesmo, lascas de bacalhau. Servido em uma linda travessa de cerâmica decorada, acaricia os olhos como faz, em seguida, com o estômago.

Oferecidos em decanter, com preços acessíveis, quantidades de 250ml e 500ml, há vinhos diversos para acompanhar. O Alandra, velho conhecido de outros passeios, foi a combinação perfeita para realçar todos os sabores.

Para o grand finale, torta de limão, receita da nonna! Acompanhada de geléia de frutas vermelhas, é irresistível mesmo aos mais empanturrados. Não pode faltar o cafezinho, trazido na própria cafeteira italiana e assessorado por alguns cantuccinis. Hummmmmmmmmmmm!

Apesar de mencionarem que os pratos servem 2 pessoas, tranqüilamente servem até 4, dos menos afoitos. O serviço é preciso e faz a refeição fluir maravilhosamente. Tempos adequados, calma para apreciação e muita discrição.

Excelente opção para um almoço de Domingo! Na verdade, ótima para tantos outros momentos e principalmente em dias de celebração. Bem ao estilo do que melhor sabem fazer os italianos: desfrutar o prazer à mesa.

Nenhum comentário: