quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Stone

Estreito limite separa a informação da desinformação.

Durante a minha leitura mensal da revista Galileu, neste mês, me deparei com a seção de notícias 10+ sobre atividades nudistas.

A seção traz mensalmente dez rápidas notícias sobre determinado tema, ou algum ranking comparativo de algum fenômeno, característica da natureza, ou qualquer outra idéia que se passe pela cabeça do jornalista.

Resolveram então listar atividades possíveis sem roupa nenhuma, além de tomar banho e sexo, é claro. De programa de TV a abobrinhas para desocupados, de ativismo a lugares inusitados para práticas naturistas.

De todas as opções, me chamou mais a atenção um mencionado grupo americano de escaladores sem roupa. Se já é difícil vestido, imaginem sem nada. Batizado de "Stone Nudes", uma expressão que pode adquirir também o sentido de "totalmente nu", gera no mínimo a dúvida da viabilidade de tal prática.

Resolvi investigar um pouco mais... Será possível? Encontrei a divulgação da notícia também no Digg, conhecido site de difusão de informação, baseado na colaboração dos usuários. Pude encontrar fotos similares às da reportagem da revista, de uma tal publicação Mail Online. Também consegui identificar o nome do autor das fotos: Dean Fidelman.

Ao pesquisar nome do fotógrafo e nome do grupo, qual não foi minha surpresa em descobrir que não se trata de nada disso. Stone Nudes é um projeto fotográfico pretendente a celebrar a forma do corpo humano e a arte de escalar!

O site promove um calendário, no estilo do calendário Pirelli. As modelos são pessoas praticantes da escalada, mas que foram registradas em sessões fotográficas específicas para o trabalho. Os calendários podem ser adquiridos através do próprio site.

Posso estar ficando louco, mas não encontrei qualquer referência à outra informação, do tal grupo aficionado em se esfregar em pedras como vieram ao mundo. Espero que alguém me corrija, se eu estiver errado, mas me parece mais um hoax para promover o trabalho fotográfico.

No mínimo fica a dúvida... Espantoso é uma revista de grande circulação, produto de uma grande editora, publicar algo nebuloso assim. Incomoda um site como o Digg, dependente da confiabilidade gerada pela comunidade, escorregar dessa maneira.

Idade Mídia! Não basta googlar, tem que no mínimo confirmar, com tato e discernimento. Nas turbulências da infovia digital, perdido nas águas de tanta informação, temos que aprender a nadar, para não nos afogarmos com facilidade. Ainda assim o desafio é enorme... Parece que nem os grandes escapam.

E ainda há quem discuta, ou queira questionar, a validade da informação na Wikipedia, ou a difundida em blogs. A confiabilidade não está no agente em si, mas na demonstração de sua capacidade em zelar pelas referências e relevância dos dados.

Novos tempos, novos volumes de informação, cada vez mais difícil obter a verdade nua e crua.

Nenhum comentário: