segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Vila Chã

Portugal sempre está presente em minhas referências.

Meus avós, como bons representantes do povo lusitano, nunca perderam seu característico sotaque. Além deles, tios-avós, primos e outros agregados formavam, e ainda formam, uma imagem forte da origens além-mar.

Em minha viagem a Campos do Jordão, encontrei uma preciosidade para se viver um pouquinho da "santa terrinha", principalmente no terreno gastronômico.

O nome do restaurante, um simpático pedacinho de Portugal, é Vila Chã. Seu caráter começa pelo nome, que denomina diversas regiões daquele país.

A entrada da refeição foram inevitáveis bolinhos de bacalhau. Ouso dizer que são muito próximos dos caseiros preparados por minha avó. Há até a famosa sopa de pedra, que apesar de existente em outras culturas, é muito conhecida pelos lusos.

Para o prato principal, a escolha pode ser feita entre peixes, cordeiros, perdizes e toda uma sorte de pratos tipicamente portugueses. E como cozinham esses portugueses! Experimentei uma truta com alcaparras, um acompanhamento bem com mesmo aqui, mas com batatas assadas que só lá se comem.

O acompanhante não podia deixar de ser um vinho, em taça, generosamente servido. Era um Alandra, o tinto para todos. Simplesmente delicioso!

Não podemos esquecer que da chegada à saída somos acompanhados por uma suave música de fundo, com ritmos regionais. Verdadeira imersão na melodia lusitana. Além disso, vale ressaltar a simpatia de todos no atendimento.

Encerrar o almoço não podia prescindir deles, os melhores doces portugueses: pastel de Belém, de Santa Clara, etc. Para deixar com qualquer um com água na boca.

Há muito a experimentar ainda. Devo voltar, quando possível, e levar mais alguém para conhecer. Quem puder, vale a pena!

Nenhum comentário: