sábado, 23 de agosto de 2008

Mistério

Mistérios amazônicos povoam o imaginário brasileiro.

Verdade seja dita, povoam também o imaginário mundial. Um exemplar destes mistérios é a "Terra Preta de Índio", um tipo de solo extremamente fértil encontrado na região.

Seu nome é devido à coloração desse solo, com profundidade de até dois metros. Registrada há mais de 100 anos, sua fertilidade é surpresa em terrenos considerados pobres e impróprios à agricultura.

O dilema reside em sua formação. Ainda não consenso de como ela se originou. As primeiras hipóteses creditavam o fenômeno a eventos geológicos e afins.

Teorias mais recentes apontam origens antrópicas, resultados de ancestrais presenças indígenas. Resta saber se seriam ações propositais ou meros caprichos do acaso, a depositar os vestígios humanos numa bem elaborada composição.

Tamanha combinação de fatores favoráveis permite a elaboração de teorias mirabolantes. Como gostamos de criar origens extraordinárias para eventos excepcionais, algumas pessoas já atribuem a existência da composição a alguma participação alienígena...

Mitologias à parte, o entendimento da estrutura da Terra Preta garante trunfo em tecnologia agrícola. Nem mesmo com nossos incrementos químicos conseguimos produzir resultado semelhante em melhoria de solo.

Pesquisas internacionais vêem sendo desenvolvidas, tamanho o interesse pelo assunto. Curiosamente, na Internet, é mais fácil encontrar material relacionado ao tema em outras línguas e sites fora do Brasil.

Quem diria a diversidade da Amazônia chegaria até ao seu solo! Outro gigante motivo para continuarmos a preservar e proteger esse bem natural importantíssimo. Triste constatar que ainda insistimos em queimadas e extrativismo desenfreado. Queimamos e extraímos oportunidades únicas. Cuidar aparenta não ter mistério.

Nenhum comentário: