domingo, 24 de agosto de 2008

Quem

Quem é esse homem?

Notória pergunta, com mais de 2.000 anos, provoca a discussão e a curiosidade até os tempos contemporâneos. A resposta, a respeito daquele judeu, continua em aberto.

Aos agraciados com a fé, dúvidas inexistem. Crer elimina a questão, permite dedicar esforços a assuntos mais relevantes, como propagar e praticar sua crença.

Em sua grande maioria, as pessoas de sua época pouco puderam opinar. Se é que tomaram contato plenamente com sua figura e mensagem. Tempos sem Internet e outros meios de facilitada comunicação.

Fato é que seu legado influenciou a história de humanidade, de uma maneira ou de outra. Independentemente de origem ou credo, todos sofremos alguma influência deste personagem.

Pesquisas históricas revelam evidências de sua passagem pelo planeta. Muito além de livros religiosos, historiadores romanos, dos mais meticulosos, registram fatos da existência de alguém coincidente com sua história.

Qual sua principal marca? As promessas e profecias aguardavam um rei, com selo real. Representante da lógica vigente. No mínimo, aguardavam um grande profeta, repleto de poderes extraordinários, capaz de feitos incríveis e impactantes.

Marca única e indelével, conduzida ao limite da vida, o amor foi dom entregue. Entregue para subverter o status quo, conduzir por novo caminho, traduzir o sentimento em paz, compaixão e fraternidade. Novidades na visão de um mundo belicoso e cruel.

Das muitas mensagens deixadas, das mais emblemáticas é a mensagem da paz: "Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo".

Que a paz esteja com todos nós, para sempre, fosse ele quem fosse...

Nenhum comentário: