terça-feira, 12 de agosto de 2008

Ning

Ninguém duvida mais do sucesso das redes sociais.

Basta observarmos o movimento em torno do Orkut, do Facebook ou do MySpace. Em nichos específicos, ou determinadas regiões, todos detém elevados índices de acesso.

Em pouco tempo se tornaram figurinhas carimbadas em qualquer navegador. Tão presentes, se torna quase impossível não possuir um perfil em algum deles.

Desde o último mês, a revista Info vem patrocinando diversos encontros para discutir o tema. Os seminários vêm discutindo diversas vertentes do assunto, inclusive seu uso empresarial.

A tendência parece confirmar algumas previsões de Ester Dyson, guru da tecnologia, em seu livro "Release 2.0". Analisando os grupos humanos, ela postula que grandes aglomerações penam devido ao anonimato possível nestas situações.

Sendo assim, as relações humanas são privilegiadas em grupos menores, comunidades com interesses comuns bem específicos. Algo como cidades do interior digitais. As redes sociais podem gerar essa relação de confiança entre as pessoas. Porém, devido ao seu sucesso, elas vêm ganhando dimensões superlativas, trazendo mais uma vez a questão-problema.

Surgiu nos últimos tempos uma nova alternativa: o Ning. Através deste site podemos criar redes sociais personalizadas. Todas as características passam por definição, de padrões visuais até funções da rede. Com ele as redes podem ganhar novamente uma característica mais exclusiva, restrita a um pequeno grupo de interesses.

Por trás dessa inovação está ninguém menos do que Marc Anderseen. Fundador da Netscape, dentre outros empreendimentos pioneiros digitais, sua presença garante certeza de novos ares chegando. Aposentado se quisesse, ele se empenha constantemente em novas fórmulas bem sucedidas.

Experimentar é fácil. Basta se inscrever e sair personalizando sua própria rede. Escolha o tema e o perfil, o resto é só tempo para aprender como utilizar adequadamente o serviço. O gerenciamento é viabilizado por diversas ferramentas para controle, monitoramento e configuração.

As redes sociais digitais espelham nossas redes de relação no mundo real. Gregários que somos, sempre arranjamos uma maneira de nos integrarmos e colaborarmos. Na nova onda, importante encontrarmos nossa conexão, para não ficarmos a deriva nessa informaré.

Nenhum comentário: