sábado, 30 de agosto de 2008

Descoberta

Anseio humano, descobrir indefinidamente...

Bichos curiosos, insistimos perenemente em entender o mundo, revelar como funciona, quais mecanismos movem a natureza.

Vai longe o tempo das grandes navegações e a descoberta dos novos mundos, mundos tão próximos, mas tão distantes até então, principalmente da imaginação da maioria.

Dos mares ao universo! Ainda em sonho, pelo menos em nossa tecnologia contemporânea. Entregamos a cargo da ficção científica a realização da façanha... E dá-lhe assistir temporadas e temporadas de Star Trek.

Surpreendente constatar que tamanho fascínio começa com pequenas coisas, extremamente cotidianas e pessoais. Mais ainda, se inicia conosco em "auto ato".

Após nossa chegada a nova realidade, descobrimos um novo mundo de sensações, estranho, seco, frio e áspero. Acostumamo-nos e, a cada novo acostumar, seguimos em busca de acontecimentos inéditos.

Nos últimos tempos, fico maravilhado com a descoberta das mãos. Pois é, minha pequena maravilha descobriu possuir um par, com cinco dedinhos.

E como divertem suas duas novas amigas. Falta coordenação plena para levar ao lugar preferido de experimentação, a boca. As duas seguem por muitos caminhos, de testas e olhos, até conseguirem pousar em seu destino final.

Porém, a jornada nunca acontece sem antes um delicioso momento de contemplação. Ela parece reparar dedicadamente em cada dedinho, em cada linha de suas palmas. Olha compenetradamente, procurando compreender.

Compreensão daquela natureza. Serão minhas? Como as uso? Que gosto têm? Mexem sozinhas? Como estão conectadas? Com elas posso experimentar outras coisas? E o tempo passa, suave, contemplativo e muito, mas muito babado!

Dia após dia continua o aprendizado. Perceptível na mudança do olhar. Olhar a falar mais do que muitas palavras. Resta descobrir quem mais aprende, filha ou pai. Mas o tempo é longo, há muito dele ainda. Muito ainda a aprender...

Nenhum comentário: