sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Romance

Romances atuais vivem ricas experiências transformadoras.

Pelos menos as novas obras escritas com o aproveitamento de tecnologias modernas. Colaboração, Web 2.0, wikis, um pouco de tudo da idade mídia.

A editora britânica Penguin criou o projeto We Tell Stories. Com ele pretende explorar o âmago do conceito do hipertexto, fundamento primordial da estrutura da Web.

Nem sempre lembrado, tal tipo de texto permite construirmos um conjunto de documentos interligados, nos quais podemos navegar sem nenhuma linearidade.

As conexões surgem em palavras marcadas, os tais links, relacionadas às idéias descritas. Eis parte da mágica por trás da grande teia digital. Sou adepto deste tipo de construção e procuro sempre usá-lo (já deu pra notar aqui no blog? ;))

Escritores em parceira, com designers de games virtuais, constroem histórias baseados em clássicos editados por lá. Assim concebidas, elas são expostas no site do projeto, para permitir o acesso e interação.

Seis autores, alguns deles premiados, trabalham em seis histórias, durantes seis semanas. Estilos distintos, motes diversos, aproveitam das potencialidades das páginas HTML. A trama intrincada acaba ainda mais emaranhada através de sua versão virtual.

Baseada nas "As Mil e Uma Noites", uma das narrativas agrupa diversos texto em jornada labiríntica. Com a visualização de mapas, encontrados pela história, se salta para novos rumos a procura do final. Os mapas correspondem a mapas reais, disponíveis no Google Maps, permitindo a visualização do cenários concretos.

Com interfaces intuitivas, todas as obras cativam tanto pelo conteúdo como pelo mecanismo de navegação. Variadas leituras se tornam possíveis. Explorando conhecemos outros ângulos das mesmas linhas narrativas. Brincamos desestruturadamente com algo que estamos acostumados a seguir em linha.

Em semanas de Bienal do Livro, calha bem nova experiência literária. Experiência divertida e instigante, somado ao fato de não custar nada. Reflete a vida da forma sincera que se apresenta: gratuita e sem roteiro demarcado.

Nenhum comentário: