terça-feira, 5 de agosto de 2008

Esfera

Se ainda fosse no país do futebol...

Semana passada, em outra divulgação de projetos de sua iniciativa Surface, a Microsoft apresentou um computador com interface esférica! Mas por que redonda?

O vídeo de sua apresentação está disponível na rede, mas as justificativas de seu uso giram em torno de apresentações de mapas geográficos, explicações sobre o planeta ou demonstração de fenômenos naturais.

Interfaces planas, em formato de mesa, parecem mais adequadas. Imaginar o ambiente de trabalho virtual, disponível ao toque, concretiza sonhos dos trabalhadores digitais. Maneira mais natural de lidar com nossos instrumentos feitos de bits.

Esferas remetem a outras idéias... Prato cheio para quem gosta de previsões da área de TI, em momentos de pane. Finalmente poderemos dizer que nossa bola de cristal está sem pilhas! Ou talvez sem energia, mas a tal bola estará lá. Renasceremos como ciganas digitais.

Na célebre versão cinematográfica de "O Mágico de Oz" havia algo de profético. Dorothy a bruxa através de um globo. Algo como acessar o Google Maps, com alguma solução de localização de pessoas, através da novidade da Microsoft.

Refilmaremos o clássico "O Grande Ditador", de Charles Chaplin. O balé do conquistador, brincando com o globo do mundo será trocado por um encadeado bailar com um computador esférico, mais adequado ao mundo da informação. Dominar o mundo através da computação!

Hércules renovado posará também com um deles, para esculpirmos sua nova estátua, ícone de sua força. Carregar o peso da informação mundial... Décimo terceiro trabalho, possível apenas para um deus olímpico.

Amplamente difundido talvez o formato não seja. Principalmente em tempos nos quais a indústria de tecnologia se concentra nas quatro telas de interface: TV, computador, celular e PDAs. Distantes estão as imagens de geladeiras e armários com monitores integrados...

De qualquer forma, explorar novas idéias sempre é necessário. Do exercício das conexões neurais surge a mudança e a inovação. Para os detratores da gigante do software, ainda assim acharão que o império do mal lançou sua nova "esfera da morte".

Nenhum comentário: