sábado, 28 de junho de 2008

Aquário

São Paulo abriga de tudo um pouco.

Comum em cidades litorâneas, nossa cidade também possui seu aquário. Recebi, de uma amiga, a divulgação de sua existência esta semana.

Inaugurado em julho de 2006, será reinaugurado em 4 de julho deste ano, para se tornar o maior oceanário da América Latina. Reflexo da megalomania de uma mega cidade...

Visitar aquários é um passeio instigante. Aproxima-nos de um mundo bem distante, mas muito próximo. Debaixo d'água estamos num ambiente tão inóspito a nossa existência... Definitivamente não fomos feitos para lá.

Biomas com lógicas e estruturas completamente diferentes da nossa. A começar pelo sistema respiratório... Viver em um meio aquoso é um tanto quanto úmido! :) Tudo bem que talvez remeta um pouco a nossas lembranças uterinas.

Fui diversas vezes, por exemplo, ao aquário de Ubatuba. De pequeno porte, mas com diversidade marinha interessante, tem até um pequeno tubarão em seu maior tanque. Nele é possível conhecer animais, em determinada seção, que podem ser tocados, sob supervisão.

Mesmo sem aura de aquário, outro lugar bacana é o projeto Tamar. Em Ubatuba, ou outra cidade brasileira que conte com sua presença, podemos conhecer parte de seu trabalho e dar um "oi" para animais recolhidos e abrigados. Sempre é bom também contribuir para a manutenção do projeto, em suas lojinhas ou em ações ambientais.

Tradicionalíssimo, e impossível de não mencionar, é também o aquário de Santos. Com mais de 60 anos de idade, é o segundo mais visitado no estado de São Paulo, apenas superado pelo jardim zoológico de São Paulo, uma atração mais terrena. No aquário há tanques oceânicos, amazônicos, de tartarugas e de pingüins, além de um outra tanto de atrações.

Habitantes urbanos acabam assim... Expectadores da vida selvagem através de herméticas vitrines de vida. Paulistanos, devemos gostar, pois lembra um passeio ao shopping. Brincadeiras à parte, vale lembrar que estas instituições são sempre envolvidas na preservação e respeito aos animais. Zelam pelo seu bem-estar e pelo estudo das melhores condições para sua sobrevivência.

Como minha amiga fez questão de frisar, vale a pena divulgar. Então... Lá vai:

Aquário de São Paulo
R. Huete Bacelar, 407
Telefone (11) 2273-5500
De segunda-feira a domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 20
Idosos têm 50% de desconto e deficientes não pagam.

Nenhum comentário: