sábado, 21 de junho de 2008

Carvão

Diriam os churrasqueiros, abençoado seja o carvão!

Há controvérsias! Evidentemente, elas não estão presentes no mundo das carnes assadas em churrasqueiras. Aliás, ele até é uma espécie de avô do diamante, sendo o pai o grafite. :)

Dilemas existem em outra área, menos evidentes. A metalurgia, em especial a siderurgia, são técnicas há muito conhecidas do homem. Essenciais em nosso tempo!

Ferro e aço estão presentes onde quer que olhemos. De nossas habitações a nossos veículos, somos uma civilização da informação, mas não nos iludamos, temos muito metal em nossas veias.

Ocorre que o processamento destes metais exige um consumo imenso de carvão. Exigência antiga, milenar e nunca substituída. Toneladas e toneladas de um material, de origem mineral ou vegetal.

No Brasil, com toda a sua grande produção, a ponto de sofrer barreiras alfandegárias para entrada nos Estados Unidos, utiliza muito o vegetal. E de onde ele vem? De nossas florestas! Poderiam ser de áreas de replantio, como faz a indústria de celulose, mas a grande maioria vem de matas nativas!

Em tempos de aquecimento global, contribuímos com dois importantes fatores para o fenômeno: derrubada de árvores e queima de combustíveis. Tudo em uma única batelada, para produção de um item essencial na indústria mundial. E corremos ainda o risco de um apagão florestal.

Ficamos novamente a cata de culpados. Coitado do gusa... E pensar que um processo tão antigo, apesar de aprimorado ao longo de sua história, não possui alternativa viável sua execução. Condenação irrecusável, pelo menos a primeira vista.

Ao colecionar fatos sobre nossa influência no planeta, vemos um cruel enlace de causas e efeitos. Mesmo quando extinguimos qualquer má fé, há uma equação de complexo equilíbrio. Até quando continuaremos "queimando" nossas opções? Ou nosso futuro?

Nenhum comentário: