sábado, 14 de junho de 2008

Consumo

Como é árduo o caminho do sucesso!

Desde de seu anúncio, o console PS3, da Sony, enfrenta uma grande desafio na disputadíssima guerra dos consoles de games. Seus concorrentes jamais brincam em serviço.

Vindo da Microsoft, o XBOX 360 conta com o apoio da sólida presença de mercado de sua criadora. É claro, possui também recursos gráficos impressionantes e games para lá de surreais.

Já a Nintendo, tradicionalíssima no mundo dos jogos eletrônicos, com algumas décadas de experiência, abalou com seu Wii e seu inovador joystick. Com inteligência superou qualquer expectativa.

Nos últimos tempos, o PS3 tem sido criticado devido ao seu consumo. Consumo também move a indústria dos jogos, fazendo ocorrer disputas em lojas a cada lançamento. Porém, não preocupa o consumismo envolvido, mas o consumo de energia do console.

Certo instituto de pesquisa australiano verificou que este mimo tecnológico consome, mensalmente, 3 vezes mais energia do que um refrigerador! É uma quantidade significativa, principalmente se levando em conta ser apenas diversão...

Após seu lançamento, o alerta já havia sido feito, pois se observou um consumo muito maior do que sua versão anterior. Mesmo com relação aos outros consoles, o consumo é maior. Só que enquanto estávamos nesse universo soava apenas como disputa. Comparado a vida cotidiana o aviso se destaca.

Como explicar ao filho adolescente que suas horas de jogatina contribuem para os problemas ambientais do planeta? Sem mencionar o fato de avaliarmos apenas o consumo... Imaginem se somássemos outros fatores, como componentes de fabricação, seu descarte posterior, elementos químicos envolvidos.

Apesar dos jogos em rede, a diversão em videogames é um tanto quanto hedonista. Sem perceber, nossa sociedade cria um modo de vida que, até subliminarmente, consome nossas próprias estruturas. É algo autodestrutivo!

Desconheço as vantagens plenas de chegar ao topo de um mercado. Tampouco sou um entusiasta da mania indiscriminada por jogos. Com tanta energia gasta para disputar a liderança, poderíamos gastar alguma para pensar em como poupá-la.

Nenhum comentário: