terça-feira, 3 de junho de 2008

Defesa

"Paul Watson é nosso pastor, nada nos faltará!"

Baleias pelo mundo poderiam entoar a frase acima, afinal o homem referido é o fundador da entidade Sea Shepherd, dedicada a proteção das baleias pelos mares do mundo.

Considerado um dos heróis ambientais do século 20, pela revista Time, também foi fundador do Greenpeace, do qual se desvinculou, devido ao viés burocrático que a instituição assumiu.

Ele pertence à classe de pessoas que percebe na natureza, ou na sua agressão, questões profundas dos rumos tomados pela humanidade.

Em três décadas de atividade, nunca feriram alguém. Sempre agiram quando leis internacionais foram violadas e sua intervenção poderia fazer diferença. Por isso, se consideram uma organização de ação e não de protesto. Sua atuação pacífica, mas firme, lhe rendeu muitas prisões, sem nunca ser condenado, pois nunca cometeram crime algum.

Esse ativista inspirado, apesar de ter criado uma organização, não acredita muito nas existentes pela causa ambiental. Declara confiar muito mais nas pessoas emblemáticas na luta pelo ambiente, citando inclusive o brasileiro Chico Mendes, morto há 20 anos.

Nos dias atuais, aqui no Brasil, em uma batalha menor, apenas em escala, mas não em importância, contamos com o estudante Róber Bachinski. Como relatado na reportagem da revista Época, ele luta na justiça pelo direito de não utilizar animais vivos em seu curso de Biologia, mesmo ao custo de atraso em sua graduação.

A causa ambiental é antiga. O meio ambiente se tornou tão importante ao ponto de merecer um ministério específico para sua gestão: o Ministério do Meio Ambiente. Mesmo com toda a polêmica da recente saída de Marina Silva, ele ainda está lá, carente de nossa atenção e vigilância.

De grandes animais, como baleias, a pequenos seres, como as cobaias, felizmente vemos o surgimento de muitos "pastores", preocupados na defesa de seus rebanhos. Já passou da hora de, todos nós, nos importamos com os vastos "rebanhos" de nosso planeta. Esperamos que um dia, aos pastores, reste apenas descansar na relva, em meio a seus protegidos, com o único objetivo de apreciar a vida!

Nenhum comentário: