sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pintura

Pintar a vida, ancestral expressão humana, colori a história de nossa visão de mundo.

Hoje, dia de aniversário de nascimento de Velázquez, fui relembrado de sua mais conhecida obra, "As Meninas". Os elementos de iluminação, auto-retrato e metalinguagem denotam a riqueza de conceitos envolvidos em sua obra.

Estou anos-luz de ser um conhecedor de arte, apenas a aprecio, como a grande maioria. São diversos os momentos em que fico estático, a observar, procurando compreender ou sentir algo oriundo da expressão artística.

Nem sempre foram assim... As pinturas rupestres mostram as primeiras vontades de "contar o mundo", descrevê-lo, dizê-lo como o entendemos. Encare suas figuras e ficará clara a simplicidade de abordagem, ou de linguagem para fazê-lo.

Mesmo sem sermos especialistas, podemos perceber o aumento da complexidade desta expressão, ao longo de sua história. Mais detalhes, mais cores, mais traços, mais ícones representados, uma compreensão muito mais rebuscada da realidade.

Atingimos, em meio à pintura moderna (até o século XIX), uma grau de realismo e detalhes impressionante. O instinto criador buscava através da arte recriar o mundo, com imagem e semelhança ousada, principalmente se considerarmos os recursos técnicos existentes.

A transição para a pintura contemporânea trouxe a desagregação, a perda do paralelo com a realidade. Recusamos o ápice, a estabilidade, resistimos ao equilíbrio? Então, desconstruímos a natureza, na tentativa de criar uma nova realidade.

Novas interpretações nos convocam a revisões. Há alguns anos, em uma bienal de arte em São Paulo, tomei contato com a obra de um pintor coreano. Ao passar olhos vi apenas tela em branco! Fiquei sem entender nada.

O autor, criado e vivendo em desertos de seu país, pintava as paisagens que lhe eram cotidianas: muita areia, em suaves entonações de branco. Pouco tempo de apreciação e começaram a se revelar as paisagens. Meus olhos precisaram de algum tempo para entender sua linguagem.

Expressão humana faz isso conosco. Esquecendo a racionalidade, ou não, nos expomos as mais diferentes experiências sensoriais. Traduzimos mensagens diversas de acordo com nosso próprio vocabulário. Um pequeno passeio pela pintura e "pintam" idéias inéditas, mundos inexplorados em nossas cabeças.

Nenhum comentário: