segunda-feira, 16 de junho de 2008

Bits

"Todos os livros do mundo não contém mais informação do que a transmissão de vídeo, em uma pequena cidade americana, em apenas um ano. Nem todos os bits tem o mesmo valor."

Em uma sábia observação, dentre tantas outras, Carl Sagan aponta uma das idiossincrasias dos bits. Seria essa assimetria culpa deles ou nossa?

O bit (binary digit), menor representação de informação digital, é responsável por uma das maiores abstrações humanas existentes: a tecnologia da informação.

Em essência, se olharmos os eventos ocorridos dentro de um computador, tudo é apenas um sem número de oscilações elétricas, entre dois níveis distintos e discretos, a representar cada um dos dois bits possíveis. Para quem joga, acessa a Internet, ou trabalha em sua estação, a sensação é de um mundo concreto, muito mais para o real do que o virtual.

É como quando aprendemos a dirigir. Depois de esquecermos as regras e os controles, vamos no automático. Somos capazes de manobras e malabarismos, com implicação de raciocínios extra, uma grande composição de pequenos movimentos e impulsos. Resultados complexos costumam até nos maravilhar.

Fizemos o mesmo com a informação. A bem da verdade, fizemos com o próprio mundo. Decodificamos tudo que passou a nossa frente em pedacinhos cada vez menores, representativamente, paulatinamente, até chegarmos ao mundo indivisível do 0 e 1.

Ocorre que a codificação de texto em informação digital exige menos esforço. O alfabeto já é, em si, uma codificação de informação. Parte do trabalho está feita. Por outro lado, não temos um alfabeto visual, apenas cores e formas. Tais elementos combinados criam uma infinidade de padrões e conseqüente aumento da complexidade.

A crítica é à facilidade da informação visual. A facilidade leva a preferência para seu uso na massificação. Mundo da massificação, idade mídia! Bem sabemos que nem tudo desta era são flores... Pena é que os volumes são muito maiores.

Somos assim mesmo. Nem sempre empenhamos esforço equiparado, equivalente, de acordo com a importância de nossos objetivos. Pobres de nós no desperdício de tantos bits. A redescoberta dos bons bits otimizaria muito da nossa história. Cuidado na escolha de culpados!

Nenhum comentário: