terça-feira, 10 de junho de 2008

citIX

"Posso contar a história de Olinda, moço?".

Qualquer pessoa que já visitou Olinda, em Pernambuco, certamente ouviu este chamado de um guia mirim, comum nas ruas da cidade.

Guias em viagens turísticas sempre são uma boa pedida, mesmo com qualidade questionável. Sempre é uma visão de alguém do local. Basta estarmos cientes desta situação.

Conhecer a história, as dicas de lugares, onde devemos e podemos ir, é tarefa árdua para uma única viagem de turismo. Algumas pessoas defendem que em um passeio conseguimos apenas visitar, não conhecer a localidade.

Muitos habitantes de São Paulo, se não a maioria, conhecem apenas uma pequena parte de sua enorme cidade. Que tal se cada habitante contribuísse com seu conhecimento sobre sua metrópole, disponibilizando para quem desejasse visitá-la, ou mesmo para conterrâneos desconhecedores de outros recantos de sua terra?

No site citIX (de City Information Exchange) isso já é realidade. Lá você pode localizar, marcar e compartilhar informações sobre eventos, lugares, instituições, segurança e serviços públicos. Toda contribuição, como se espera, é bem-vinda. Aquilo que se conhece no cotidiano, mais próximo de nossa rotina é o insumo para o trabalho.

Quem desejar, pode depois pesquisar livremente. Vai para alguma cidade desconhecida? Veja se há dicas de bons programas. Será que em seu bairro existe algo que você não conheça? Verifique e se surpreenda. Quem sabe?

É uma iniciativa integradora, comunitária e aproveitando o melhor da tecnologia. Verdadeiro espírito da Web 2.0! Considero-a muito melhor do que seu primo, o site Wikicrimes. Ele serve para pontuar e relatar eventos de violência pelas cidades. Triste conseqüência do desequilíbrio metropolitano moderno.

Nem tudo são flores! É nossa responsabilidade cultivá-las e lhes dar mais atenção. Mais interessante do que mapear e evitar a violência é promover a colaboração das pessoas. A humanização de nossos habitats ó caminho insubstituível para a transformação do espaço público.

Nenhum comentário: