sábado, 7 de junho de 2008

ABC

Reciclamos idéias para expandi-las, ampliar suas aplicações.

No século XIX, o economista italiano Vilfredo Pareto formulou um teorema. Ele observou que a parcela mais rica da população (20%) concentrava a grande maioria da riqueza (80%).

Joseph Moses Juran, em 1941, consultor de negócios conhecido por seu trabalho na área de gerência da qualidade, expandiu o conceito de Pareto par o mundo organizacional.

No seu caso, ele notou e postulou que 80% dos problemas são conseqüências de apenas 20% das causas. Apesar de enfatizar que não devemos esquecer as demais, ele propôs métodos para abordarmos prioritariamente a pequena parcela mais importante.

Mesmo sem muito rigor, na vivência empresarial se nota que, na maioria dos casos, 80% das vendas são oriundas de 20% dos clientes, 20% dos produtos são responsáveis por 80% da movimentação de estoque.

Este fenômeno é fator determinante em logística, estratégia de vendas, produção, ou seja, em quase todo mecanismo operacional da empresa. Para sistematizar a aplicação destas idéias, foi elaborado o método da Curva ABC.

Através deste método, por exemplo, são classificados os produtos de acordo com sua importância, em três classes. Na primeira ("A") vão os 20% mais significativos, na segunda ("B") os seguintes 20% e, finalmente, na terceira ("C") os 60% restantes. Dessa forma, de acordo com sua classe, podemos adotar medidas associadas a sua significância, como deixá-los mais próximos da saída do estoque.

O pessoal do Chega de Bagunça propôs um método para organizar armários de roupas. Classifique suas roupas com notas de 1 a 10. As com notas até 9 ou 8, guarde em lugares bem acessíveis. Com notas até 5 ou 4, em bons lugares, sem tanta necessidade de movimentação. As que sobrarem, ou estivem com notas entre 3 e 1, doe! É, ou não é, uma verdadeira Curva ABC?

Pois o pessoal do Efetividade.net notou. Li ambos e achei que poderia contribuir com mais detalhes. Utilizando da prática blogueira, comentei e repassei estas idéias. Reciclagem de idéias, desde o século XIX! Esperamos estar as melhorando...

Nenhum comentário: