sexta-feira, 11 de abril de 2008

Adobe

Certas marcas transformam seus nomes em conceitos únicos.

Ouvir o nome Adobe remete a maior representante da área de softwares de editoração. Atualmente, atua em muitos outros segmentos, sempre relacionada à edição e publicação de mídias.

Esses dias, descobri significado novo para a palavra adobe, certamente muito anterior a criação da empresa. A palavra se refere a estruturas de construção com argamassa.

Tomei contato com a expressão lendo uma revista sobre arqueologia. Na Scientifc American, edição especial "Povos Antigos", diversas vezes foi citada para detalhar os métodos de construção de população muito antigas. A pergunta ocorre quase instantaneamente: qual a relação com uma empresa de tecnologia da informação.

A Adobe (de TI) construiu uma vasta estrutura de fornecimento de soluções. De um dos seus mais famosos produtos, o Photoshop, brotou até um novo verbo: photoshopar. Em tempos de "Idade Mídia", nada mais adequado para garantir o sucesso.

Com a aquisição da Macromedia, em 2005, conquistou vasto portfólio completar a suas soluções, se solidificando com um dos únicos fornecedores do mercado, com qualidade muito diferenciada no segmento.

Recentemente, ela vem navegando em recente tendência da mídias. O Adobe Media Player traz um misto de busca de vídeos, canais de conteúdo e streaming. É bom o Joost, e similares, ficarem atentos com essa novidade. O tamanho do concorrente não é brincadeira!

Somando-se a seus já consagrados e gratuitos leitores de documentos, essa nova ferramenta sem custos mostra o poder de sua plataforma AIR, ao misturar características de aplicações web e aplicações tradicionais desktop.

Apesar de toda esse passado construtivo, terminei por aprender a origem do nome da empresa. Nada tão elaborado, como poderíamos imaginar. Apenas uma homenagem ao riacho que corre próximo aos escritórios da empresa.

De qualquer forma, de tijolinhos virtuais e algumas reformas ela entende. :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito curioso!
Agora entendi o novo significado para a palavra abobe!