domingo, 13 de abril de 2008

Pastor

O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Inverter a lógica do pastoreio, ao menos a lógica convencional, promove a revisão de valores perpetuados. O pastor, destinado a cuidar das ovelhas, para utilizar seu pelo e sua carne, busca protegê-las pelo valor de suas vidas.

Ovelha alguma escapa de sua atenção. Desgarrada, é procurada até voltar ao rebanho. São ovelhas em relação de harmonia e não de simples submissão.

É mais difícil a condução de ovelhas livres. Muitos pastores preferem as subjugadas, arrastadas, não guiadas. Mais ainda, melhor são as encarceradas, sem opções para suas vidas.

Perigos sempre existirão pelos prados e campinas. A atenção e cuidado do pastor sempre serão necessários. Vocações para pastores são essenciais. A lida se inicia no coração humano.

Também são muitas as ovelhas a recusar seu pastor. Sua recusa parte da incompreensão, do significado de seu condutor, de suas intenções, da inspiração de sua vocação. As sábias ouvintes, de coração aberto, encontram a comunhão de ideais e um líder para a viagem.

Cada um de nós deve assumir em algum momento o papel de pastor. Somos responsáveis, de alguma forma, em algum tempo, pelos rumos tomados por nossos destinos e de nossos mais próximos. Em outros momentos, como ovelhas, precisamos do apoio de um protetor.

Independentemente da figura assumida, acabamos envolvidos e comprometidos na construção de uma comunidade humana mais fraterna. Num futuro muito melhor, e completamente possível, encontraremos pastagens verdejantes, farta fonte de alimento da alma.

Consciente dos papéis necessários, e das intenções para um caminho feliz, jubilosos entoaremos nossa oração: O Senhor é meu pastor, nada me faltará!

Nenhum comentário: