terça-feira, 22 de abril de 2008

Absoluto

Prodígios naturais causam espanto e mistério.

O aparelho auditivo humano (e de muitos animais também) é engenho de inigualável engenharia. Justificaria a existência de um arquiteto superior...

Amplificar os menores estímulos sonoros ambientais, transformando-os em sons claros e distintos, através de um conjunto mecânico especialíssimo, é feito de difícil reprodução, mesmo com nossa avançada tecnologia.

Muita física está envolvida no arranjo dos três pequeninos ossinhos: martelo, bigorna e estribo. Azeitado conjunto, célebre nas aulas de ciência na escola, rara é nossa mecânica fina capaz de reproduzi-los.

Raridade igual, e espanto proporcional, é causado pelo fenômeno do "Ouvido Absoluto". Por diversas vezes ouvi sua menção, com pequena explicação sobre o fato, causando grande curiosidade. Como exatamente se dá, ou é, essa história de reconhecimento absoluto de sons?

Atribuem a diversos fatores, mas é mais fácil aceitar ser produto genético. Haja esforço para praticar um dom quase sobrenatural. Há habilidades tão longe da normalidade que só na mitologia grega um humano comum poderia adquiri-la, com uma mãozinha dos deuses.

Recentemente, li uma descrição esclarecedora sobre tal habilidade. Oliver Sacks fez um paralelo com nosso reconhecimento de cores. Quando somos apresentados a uma cor, isolada, não precisamos de comparação com outra para reconhecê-la. Azul é azul, vermelho é vermelho, verde é verde (mesmo com divergências entre duas pessoas :)).

Os agraciados com o tal ouvido especial tem a mesma distinção dos sons. Não precisam de um padrão de referência para definir qual nota ouviram. São comuns comentários dessas habilidosas pessoas como: "fulano assua o nariz em Dó", "a máquina range em Fá", "o vento está assoviando em Ré"!

Para alguns dessa categoria, fica difícil ouvir música sem excelente afinação. Soaria completamente irregular... Eis uma boa forma de compreender a estridente relação de João Gilberto com a acústica do local de suas apresentações, pois ele é possuidor do tal ouvido.

Compreender um pouquinho mais este tipo de audição, com a comparação de nossa visão, fomenta reflexões sobre nossa percepção do mundo. Nunca havia pensado que temos "olhos absolutos". O prodigioso passa despercebido quando se torna corriqueiro, disponível a todos.

Sentidos aguçados são presentes da natureza. Isso não é desculpa para deixarmos de aprimorar nossos sentidos, principalmente os do espírito questionador.

Nenhum comentário: