sábado, 26 de abril de 2008

Lar

Um lar não é feito de cimento e vigas.Lares são construídos com memórias e momentos.

Cada sentimento colecionado, cada lembrança vivida, forma um tijolinho nos pedaços de nossa alma e coração. Dorothy sabia seu significado...

Desmontados os móveis, retirados os quadros, guardados os pertences, sobra algumas paredes vazias, sem referências ao passado. Mais algum tempo e a tinta cobrirá algumas marcas...

Observar a empresa de mudança colocar tudo colecionado ao longo de um tempo, colecionado pela força do hábito humano de juntar itens em seu ninho, guarda certo desnudamento, uma sensação de revelação forçada.

Pessoas desconhecidas, revirando os recantos de sua vida, recantos de enfeites, livros, roupas, mantimentos. A observação imóvel revela um sem-número de esquecimentos, propositais ou não, pequenos objetos largados em um canto, muitos vestígios de uma vida.

E a pilha de caixas só aumenta. Identificadas, ganham identificação pouco reveladora. Qual o significado de quarto? Cozinha? Louças - Sala? Distantes denominações de seus reais significados, de suas histórias.

Onde estarei após algum tempo? Móveis embalados, semelhantes a um grande depósito de lojas. Algumas horas de serviço e nossa antiga casa se torna um amontoado de papelão, plástico-bolha e muita fita adesiva. Fora o pó surgido Deus sabe de onde...

O olhar desolado ensina um pouco. Aprendemos a lição já sabida. Que são uns poucos pedaços de matéria? Nada. Aprendizado forçado. Ainda assim, forma mais afortunada, muito melhor do quem perde tudo em uma fatalidade, para aprender do mesmo jeito. A vida intensamente vivida jamais será perdida.

Rapidamente o novo local vai se formando. As antigas coisas em novos lugares pouco representam. As pessoas a se oferecer, para ajudar na organização, na limpeza, começam uma nova história. União em torno do novo esforço. Comemoração de boas-vindas, com muito trabalho!

E as novas lembranças começam a se formar... Momentos de confraternização, de vinculação e acolhimento. Novos dias, novas risadas, novos diários: novo lar! Energia renovada e fortificante. Uns dias de pouco sono, bastante cansaço, mas muita alegria.

Nosso lar se moveu conosco. Sempre esteve cravado em nossos corações, muito bem fundado. Aos familiares e amigos, imbuídos nessa nossa metamorfose geográfica, abro meu coração, lar eterno de todos vocês para a reinauguração: sejam bem-vindos!

Nenhum comentário: