domingo, 20 de abril de 2008

Angular

Construções carecem de bases sólidas.

Boas fundações garantem direção e alinhamento para todo o edifício. Escolhas corretas provêm a continuidade da edificação e sua solidez.

Decorre dessa necessidade a idéia de pedra angular. Principal pedra em uma construção, sustenta toda a estrutura. Sua importância era tamanha que construtores homenageavam soberanos inscrevendo seus nomes nelas.

Ser pedra angular é característica praticamente inata. Predisposição ou predestinação? É necessário assumir seu potencial e aceitar o pesado encargo de sê-la. A missão é árdua e essencial, fazendo raros os capazes a tanto.

Podemos não ser angulares, mas cada um de nós é elemento também essencial à obra. Apoiados na pedra angular, sustentamos cada qual seu pedacinho do esforço de manter a estabilidade do edifício. A união de pequenos para a resistência de uma grande estrutura...

Vivemos tempos de muitas pedras falsas. Em um primeiro olhar, parecem angulares. O olhar mais atencioso pode revelar todas as suas irregularidades e incongruências. Seus ângulos guiam ao descaminho, desfavorecem a junção harmoniosa das restantes.

Em muitos casos, além da falsidade da pedra, há falta de qualidade do terreno. Construções sobre areia têm curto tempo de vida. As imperfeições juntas terminam com qualquer chance de aproveitamento da estrutura.

Quanto mais tempo demoramos a perceber, mais inevitável é a derrocada final...

Poucos seremos pedras angulares. Difícil é a seleção dos alicerces. Estar atentos às nuances do universo das construções permitirá participarmos da elevação do castelo da existência humana.

Nenhum comentário: