segunda-feira, 28 de abril de 2008

Idosos

Experiência de vida deveria ser mais valorizada.

É intrigante o crescente descaso com as pessoas na terceira idade. Nem mesmo as graciosas atribuições "Feliz Idade" ou "Melhor Idade" são capazes de contribuir para uma melhora.

Curiosamente, todos temos ternas memórias de pessoas idosas (pelo menos espero e acredito nisso). Quem de nós, da penúltima geração, não guarda a carinhosa imagem da Dona Benta?

Monteiro Lobato provavelmente teve semelhante maravilhosa minha oportunidade de ser acolhido no colo da avó. Emanação contínua de ternura, concebível somente pela dupla jornada de maternidade.

Desafortunadamente, os humanos tendem a desprezar o comum, o acessível, o corriqueiro. Em nosso passado remoto, a expectativa de vida era muito pequena. Existir era necessário apenas até cumprir sua função reprodutiva. Duas décadas eram mais do que suficiente.

Em passado não tão remoto, a expectativa pouco evolui. Considerando o aumento de pouco mais de uma década, a vida até o século XIX ainda era muito dura. O último século representou grande evolução no prolongamento de nossa existência.

Dessa forma, anteriormente pessoas com idade avançada eram casos raros. Motivo de admiração e mistério. Ganhavam ares de efeito divino. Terminavam responsáveis pela transmissão de conhecimento. Guardiães da cultura humana e de nossa sabedoria.

Pessoas centenárias são atualmente casos não tão raros. Até o Brasil já contabiliza um considerável número dessa parcela da população, cerca de 15.000 indivíduos. Os idosos, mais presentes e comuns, passam a perder prestígio. Erro incomensurável e fatídico.

Nem todos somos sábios, mas todos representamos uma célula indispensável do organismo humanidade. No mínimo, aos mais céticos, vale a lembrança da Teoria do Caos. Se chegamos aqui, foi com a pequena contribuição de todos. Imagine a contribuição de alguém com longa experiência de vida.

Numa realidade mais dura, nossos idosos contribuem até mais do que se imagina. Pais trabalham, enquanto avós cuidam. Muitas famílias dependem das parcas aposentadorias dos mais velhos na formação de sua renda mensal. Mesmo assim idosos continuam com aura de estorvo...

Reverter tal situação é inevitável. Ação paulatina e essencial. A grande tribo global precisa acolher seus anciãos, pilares da gigante família humana.

Nenhum comentário: