quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ambição

Bom é poder beber de boas e renovadas fontes...

Falar em ambição pode sugerir muito preconceito e amargor para o senso comum. Ter ambição se torna meio proibitivo em alguns círculos, apenas por puro preconceito.

Da fonte pródiga do professor Mário Sérgio Cortella vem uma definição que é chave para tratar o conflito: "Ambição é querer mais e ganância é querer só pra si".

Com sua sintética e direta sabedoria, ele nos brinda com uma visão elucidativa e conciliadora. Afora o alerta para distinguir o mal que pode vir.

Ansiar por mais faz parte de nossa natureza. Jamais chegaríamos até a condição atual se no passado desistíssemos de buscar algo mais, um pouco mais ou mais fácil.

Diuturnamente somos movidos pelo mais. Nem sempre temos sucesso, nem sempre é possível, mas o espírito motor continua a nos impulsionar, nos inquietar, sem trégua.

Negar tal desejo é no mínimo desatenção. Desatenção ao seu próprio eu. Falta de reconhecimento ou intimidade com os espíritos a dialogar dentre cada pessoa. Seja como for, está lá, mais humano impossível, aliás, humano, demasiadamente humano.

Já a ganância é o oposto de nossa natureza, por mais que digam o contrário. Somos seres gregários, precisamos do conjunto, do grupo. Restringindo a partilha, resistindo ao compartilhar, a desagregação é inevitável, por falência ou opção.

Em primeira instância, querer só para si parece trazer mais satisfação. Porém, todos somos iguais, parecidos e, sem o equilíbrio de forças, de atendimento dos desejos, é impossível a continuidade, a coesão necessário para viabilização de nosso ambiente social.

Sabendo a distinção entre as expressões, dando a atenção devida às ambições do indivíduo e do grupo, proporcionaremos espaço profícuo para o desenvolvimento de todos. Haja vista as iniciativas de colaboração pipocando pelo mundo, com imenso sucesso, num divertido jogo de ganha-ganha.

2 comentários:

Junior disse...

Reflexão muito Bacana,
Só para constar, passei por outro blog hoje e vi a mesma imagem.
http://swittersb.wordpress.com/2009/04/01/self-reflection-what-do-you-see/
Abração

Laura Bernardes disse...

O crédito da imagem é de MC Escher. Autor de imagens interessantíssimas feito essa. E eram feitas à mão, se não me engano...