segunda-feira, 13 de abril de 2009

Wolfram

Vem chegando mais um desafiante...

Felizmente há quem deseje ainda desafiar a hegemonia do todo poderoso Google. Afinal, sua participação no mercado é expressiva, mas não totalizante, pois está um pouco acima de 70%.

Diversas vertentes inovadoras surgiram, algumas mais especializadas como o TinEye, outras mais abrangentes como o Cuil, porém todas a procura de superar o tradicional buscador.

As motivações são diversas, mas em sua grande maioria vêm da percepção de deficiências na consagrada forma de indexação operada pelo gigante devorador de páginas.

É comum percebermos que o resultado não é tão satisfatório, ou mistura assuntos demais, ou está influenciado por técnicas de SEM, ou simplesmente cai num buraco negro sem nenhum relação com nosso interesse.

Evidentemente reclamamos da exceção, descontentamento provocado por estarmos mal acostumados... Criamos uma imagem de Oráculo de Delfos para o serviço de buscas do pessoal de Mountain View.

Sabemos que não é bem assim. De qualquer forma, por que não desejar a perfeição? A missão é árdua e desafiante, boa para matemáticos e suas intrincadas análises da natureza através dos números. Devem ter sido instigados desta forma o pessoal da Wolfram.

Seu produto mais conhecido é o software Mathematica. Clássico de longa data nas universidades. Com ele fazíamos de tudo um pouco nas pesquisas e manipulação de dados, criação de modelos, estudos de algoritmos. Funções não faltavam ao programa.

Esse pessoal resolveu entrar no mundo das buscas, oferecendo uma solução com linguagem mais natural. Prometem um serviço onde poderemos postar perguntas que serão respondidas fundamentadas em sua base de conhecimento. Estaremos mais perto de um oráculo...

O WolframAlpha deverá estrear em maio deste ano. Ainda um tanto misterioso, é necessário se cadastrar para postular o privilégio de usá-lo. Tem sido comum essa abordagem de "selecionar" pessoas para terem o gostinho da estreia.

Aguardemos para ver... Já mandei meus dados e espero poder experimentar. Duvido que estejamos diante do santo graal das pesquisas de informação. De qualquer forma é divertido acompanhar a evolução destes mecanismos e poder usufruir do imenso mar de conhecimento disponível, cada vez mais acessível.

Nenhum comentário: