quarta-feira, 22 de abril de 2009

Earth

"Ah, mas o dia dela é todos os dias..."

Quantas vezes não ouvimos algo assim em algum dia comemorativo? Substitua o tema por mães, crianças, livro, índio e verá que se encaixam perfeitamente na frase.

Escolhamos datas para celebrar algo que cotidianamente negligenciamos. Como se a lembrança em um único dia fosse consertar nossa falta de zelo.

Hoje é dia da Terra e dia do Livro. Nada mais adequado. Dois itens categoricamente esquecidos na maioria dos dias do ano. Falta costume ou hábito de respeitá-los.

O literário já é uma confusão em sua instituição. Na data de hoje é uma instituição da UNESCO, sendo o Dia Mundial do Livro, além de pelo prazer da leitura. Mundo afora os países instituem datas distintas, fazem seus dias regionalizados. Nem assim a situação editorial melhora.

No caso da comemoração planetária, a homenagem foi proposta justamente por um representante de uma das nações que mais contribui para os problemas inerentes ao ambiente. Todos somos culpados, mas ninguém dá as costas tão magistralmente como seus conterrâneos.

Por mais evidências que surjam, por mais dúvidas que possamos ter acerca da exatidão das teorias, está na hora de tomarmos atitudes cotidianas e concretas. Sem alarmismos, mas com amplitude de visão, é impossível ficar estagnado, estancado, deixando o barco afundar.

É tanto desperdício, tanto descaso, em todo canto, que dá pra ficar desesperado. Difícil imaginar outra iniciativa que não a reforma do rotina diária pessoal. Cada um, por si só, acordado e de acordo, sinceramente preocupado com o impacto ambiental de sua simples existência.

Só pode estar sossegado quem está morto. Alheio só se for alienígena, sem interesse algum em continuar observando este exemplar de ecossistema baseado em carbono. No mínimo deve ter que se perguntar se está acordado, para desconfiar que não está dormindo.

As chances são poucas. Melhor dizendo, a chance é única. Perder uma oportunidade única é imperdoável. Mais do que falar, devemos agir. Precisamos cuidar da nossa casa, pois desejo muito poder comemorar muitos dias de Terra, ao longo do ano, por muitos anos ainda.

Nenhum comentário: