domingo, 12 de abril de 2009

Passagem

Tantas são nossas passagens pela vida...

Ritos de passagem estão presentes em todos os momentos da existência humana. Passagem para a vida adulta, para a adolescência, para o matrimônio, dentre outros.

A passagem comemorada no dia de hoje, traz a visão de um novo modo de vida. Vida liberta no amor e fraternidade, desapegada de mesquinharias.

Nova vida simplificada com a possibilidade da existência de um único pecado: o descrédito na esperança. Ignorar as possibilidades salvíficas em última instância.

Em entrevista na TV Bandeirantes, o professor Mário Sérgio Cortella assim bem definiu. E completou. Condenado está aquele que não se arrepende nem nos últimos instantes.

Apresentou também uma nova perspectiva de rei e salvador. Não um glorioso envolto em riquezas terrenas e poder. Um sábio repleto de caridade e doação, feito humano para humanizar a divindade, aproximá-la do alcance de nossa imperfeição.

Revivemos essa passagem anualmente. Muito além das lembranças, dos excessos de chocolate, dos muitos pães de época, está a recordação no poder do amor, capaz de transformar toda e qualquer situação, todo e qualquer indivíduo.

Símbolos de fertilidade e prosperidade estarão aos montes por aí. Maior símbolo será o testemunho de vida daqueles irmanados no amor ao próximo. Consistentes formações da estrutura social de um mundo certamente melhor.

Gostamos tanto da passagem que a repetimos indefinidamente, periodicamente, para frisar, para entendermos a lição. Celebramos num dia para perpetuarmos em todos os outros do ano. Para descobrirmos a verdade da esperança em nossos corações cotidianamente.

Nenhum comentário: