sábado, 25 de abril de 2009

Meteorologia

Faça chuva ou faça sol, sempre há uma opinião.

Tentar desvendar o clima é um desafio antigo, para proteção, para estudo econômico, por diversão ou superstição. Somos tão sujeitos ao ambiente que não podemos deixar de fazê-lo.

Meteorologia já virou um assunto quase mitológico. Ao ouvir os relatos sobre os prognósticos para os próximos dias, sempre há um ar de advinhação, por mais científico que seja.

Histórias passadas deixaram estes estigmas. Quem nunca confiou e levou uma invertida? Saiu desprotegido e acabou acuado, em algum canto, esperando o temporal passar.

Porém devemos reconhecer, nos últimos tempos as previsões têm se tornado constantemente mais acertadas. E com acurácia por alguns bons dias.

Em tempos de "Mac imersão", tempo consultado diversas vezes a previsão do tempo, no Dashboard do computador. Invariavelmente os resultados têm sido bem acertados. Há muito mais do que sorte envolvido nesse sucesso.

Primeiro há uma compreensão muito melhor dos mecanismos do clima. Correntes marítimas, sistemas atmosféricos, influências da presença humana no ambiente, uma vasta gama de fenômenos que compõem o caldo dos humores do planeta.

De nada adiantaria essa compreensão se estivéssemos alheios as mudanças destas variáveis. Temos que medi-las constantemente, o mais precisamente possível. A vasta de rede de satélites espalhada no espaço contribui com medições constantes e precisas, de uma inimaginável imensidão de dados.

Ainda assim, pouco estaria resolvido se fosse impossível analisar tamanha montanha de dados. Além disso, é necessário produzir simulações da evolução de tais condições. Tarefa para considerável poder de processamento.

Felizmente poder de processamento também já deixou de ser problema em tempos atuais. Mesmo que uma máquina estivesse aquém das necessidades, grids delas certamente obterão o poder muitas vezes maior para encarar a tarefa.

Pois é, a moça do tempo pode dispensar qualquer tipo de habilidade sobrenatural. Tecnologia e ciência são suficientes para dar conta do recado. De qualquer jeito, é bom sempre lembrar que os imprevistos estão por aí. Um guarda-chuva de reserva no escritório nunca será demais.

Nenhum comentário: