terça-feira, 7 de abril de 2009

Repositório

Brasileiros, somos mesmo livres.

Acaso será nosso jeitinho brasileiro, nossa liberdade em sermos espontâneos, sei lá... Apenas reconheço que em matéria de colaboração somos campeões. De braços abertos para contribuir.

Nem me refiro ao ímpeto de ajudar vítimas de desastres naturais, nem de união em causas populares. Basta olharmos o mundo do software e veremos inúmeros casos de sucesso e inovação.

Claro que essa característica vem para o bem ou para o mal. Figuramos nos primeiros lugares de países com hackers e riscos de segurança digital. Afinal, gostemos ou não, falamos de pessoas...

Por outro lado, também temos líderes no desenvolvimento de soluções de software, tanto em segurança como em outras áreas. Por um bom tempo, o guardião do desenvolvimento do kernel do Linux foi um brasileiro, de apenas 19 anos, Marcelo Tosatti.

Um bom exemplo, público inclusive, é o Repositório Digital da Embrapa. O portal contempla as mais diversas soluções desenvolvidas pelo órgão, técnico-científicas, em áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Vasto material intelectual legitimamente brasileiro.

Baseado em software livre, também torna livre boa parte de produção científica relativa à agroindústria, agropecuária, agricultura e afins. O acesso está aberto a quem desejar pesquisar e aproveitar. Para quem atua na economia da natureza deve ser diversão por um bom tempo.

Alguém deve estar se perguntando, ou se preocupando, com toda o diferencial estratégico detido por nosso país em negócios correlato. Questão de atenção nacional, afinal somos líderes em diversas frentes do agronegócio! Legítimos celeiros do planeta, enviando alimentos para seus quatro cantos.

Só que isso em nada afeta nossa segurança. Apenas deixa mais claro o quanto a informação livre e compartilhada pode render frutos e ampliar horizontes. Continuamos na dianteira e demonstramos potencial difícil de igualar. Provavelmente, poupança de destaque para nosso futuro.

Provamos que o investimento em ensino e pesquisa provê resultados. E que resultados! Nosso conhecimento está aí, crescente e disponível, apto a receber contribuições e florescer sempre mais. A liberdade é insumo para campos continuamente verdejantes.

Nenhum comentário: