quinta-feira, 2 de abril de 2009

Minigado

Cada solução que arranjamos...

Os problemas do ambiente são diversos e se espalham por toda a atividade humana. Duvidamos até das causas reais envolvidas nas alterações climáticas.

Há até pesquisadores que avaliam as alterações como naturais e recorrentes. Estaríamos em apenas mais um dos muitos ciclos do planeta.

Por outro lado, quase tudo que produzimos é fonte de algum tipo de emissão poluidora. Das indústrias de base às manufatureiras, da extração mineral à produção agrícola.

As práticas de agropecuária extensiva vira e mexe são apontadas como vilãs. Grandes rebanhos significam consideráveis quantidades de emissão de metano.

É isso mesmo, na falta de quem culpar, culpamos o pum dos coitados dos bichos. Fosse pouco nos fornecerem sua carne, ainda os tornamos malévolos destruidores da atmosfera.

Tudo bem que eles emitem metano mesmo. É a natureza. Nós também... Só que nossa voracidade por alimentos, com uma população cada vez maior e uma significativa melhora econômica em boa parte da sociedade, impulsiona o crescimento da produção.

Como encrenca pouca é bobagem, inventaram de apostar no minigado. Eu só lembrava destes coitados de antigas memórias de feiras no interior, ou praças de pequenas cidades. Atrativo para fotos ou passeios com crianças, sempre tiveram um quê de aberração.

Modificado geneticamente, a pequena criatura é de lida mais fácil, custo menor e propicia carne de melhor qualidade. Vale lembrar que, apesar das vantagens, sua produção de carne e proporcionalmente menor. Inevitável, né?

Ficamos então com vantagens para o produtor, comeremos uma carne melhor, mas vai saber quais serão suas propriedades misteriosas e desconhecidas, além do aumento da extensão de sua criação. Em épocas de preocupação generalizada, ainda há quem dê de ombros para tudo isso. Dificultamos ainda mais a busca de soluções para tais soluções...

Nenhum comentário: