quarta-feira, 8 de abril de 2009

LED

Como mudam as coisas...

No meu tempo de curso técnico, LED era apenas um componente comunzinho, coadjuvante da maioria dos projetos criados pelo estudante. Era apenas a "interface visual" dos circuitos.

Estudantes mais ousados o utilizavam com componente ativo, com função mais determinante, aproveitando suas características e curvas de função. Melhor proveito para pequenino tão capaz...

Ainda que imaginasse, ou visse, utilidade mais complexa, mal poderia imaginar o futuro que o aguardava. Em tempos de otimização de consumo de energia, esse espartano emissor de luz ganha destaque.

Thomas Edison
gastou muita energia, principalmente intelectual, para produzir a revolucionária lâmpada incandescente. Passamos a controlar a luz! E ele, além de fornecer sua fonte luminosa, forneceu a fonte para a fonte, a rede de distribuição elétrica. Afinal como faríamos para utilizar genial invenção?

Talvez venha daí o grande problema do invento. Criado por alguém interessado em vender energia, sem dúvida a última de suas preocupações seria ser econômico. Desperdiça boa parte da energia consumida produzindo somente calor, energia térmica.

Na época do apagão, o santo graal do consumo de energia foram as lâmpadas fluorescentes, assim chamadas econômicas. Avalanches de de tubos deste exemplar invadiram as lojas. Pouco tempo depois já tinham assumido a forma de suas gastonas concorrentes, se adequando melhor aos bocais e lustres pelo país.

Unidos em matrizes de luzinhas, os LEDs são a nova tentativa em produzir uma fonte de luz moderna e adequada às nossas condições ambientais do momento e futuras. Já podemos vê-los em semáforos e faróis de automóveis. Ainda possuem a vantagem adicional de não falharem todos de uma vez.

Configuração mais moderna, compatível com as lâmpadas existentes no mercado, eles prometem substituir cotidianos bulbos. Com menor consumo, potência adequada e custo acessível, conseguiram prevalecer num futuro próximo. Quem diria que os pequeninos componentes poderiam ressurgir em formato tão variado e promissor. Nunca devemos desprezar os pequeninos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem observado, Evandro,
O pequeno diodo ganhando tanta relevância.
Abração e uma ótima semana pra ti

~L~ disse...

Nossa, adorei o artigo :D
Muito bom ^^

cadistas do brasil disse...

Muito bom o comentario sobre o antigo led ganhando grandes aplicaçoes, porem seu comentario ficaria bem mais completo se vc incluisse a evoluçao dos leds para a emissao das 4 cores primarias vermelho, amarelo, azul e branco para a produçao de imagens quase reais. att: isaiasdesenhista@hotmail.com