sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

29

Dia 29 de fevereiro é um tanto quanto atemporal.

Ele é como uma fenda no espaço-tempo. A cada 4 anos nos deparamos com algo estranho em nosso calendário. Não combina com as folhinhas.

Artificial é mesmo. Inventamos para acertar nossas diferenças com a natureza. Mais uma de nossas divergências filiais. Teimamos em nos desajustarmos aos ciclos, ou talvez não sejamos capazes.

Por sinal, poucas pessoas lembram porque o ano é bissexto. Se temos mais um dia no calendário, qual a relação com o número 2 (bi)? Calma, pois tudo é muito simples...

Como um ano padrão conta com 365 dias, o ano bissexto possui 366 dias. Sua representação numérica da quantidade de dias possui dois números 6: bissexto! Simples, não é?

O pior mesmo são os aniversários. Como fazer com as crianças nascidas neste fatídico dia? Certamente não dá para registrar. Fora o problema de como explicar esse lapso na vida do pequenino.

Mesmo sobre nossos aniversários, fiquei com uma pulga atrás da orelha... Se formos ao limite da precisão, não comemoramos a data no período exato, quanto mais próximos da chegada do ano bissexto.

Está certo que algumas horas não fazem diferença na celebração. Porém, se um dia a mais é inserido para sincronizar nosso calendário com o ciclo do planeta, aniversariantes em dezembro passado celebram a data praticamente com um dia de antecedência.

Resumo da ópera: que diferença faz? Somos extremamente envolvidos em nossos padrões pré-concebidos. Remexer com as idéias inerentes a esses padrões é um divertido exercício de relaxamento. Só não vale entrar em crise existencial. :)

Nenhum comentário: