domingo, 17 de fevereiro de 2008

Escutar

Escutar o universo nos faz vibrar.

Já parou para ouvir o mundo? Já sintonizou essa imensa energia presente a nossa volta, fluindo, passando, nos embalando permanentemente?

Seja como for, se procuramos o divino, ele está lá. Seja qual for sua cor, sua face, sua imagem, ele sopra sua mensagem nos ventos, a escreve no sol, grava na lua iluminada, na música em nossas mentes.

Precisamos escutá-lo mais...

Encontramos sua cantiga nas conchas, a reproduzir o som do mar grandioso. Os pássaros a cantar pelas manhãs, em solene e jovial coro, rezam sua cantiga, louvam sua beleza. A pequena vida no ventre materno revela o mistério da criação.

A escuta precisa do afiar de ouvidos... Um pouco de silêncio também é bom, silêncio da alma. O sabem bem os adeptos da meditação. Entenderam isso há muito tempo os povos orientais.

Lugar excelente para busca do divino é no outro, na pessoa humana. Transfigurada na imagem do divino, a pessoa humana nos eleva. A pessoa humana do íntimo e do estranho, do familiar ou do desconhecido, mas sempre humana, demasiadamente humana.

Por isso todos são importantes. O menor, o mais esquecido, o pequeno: se a eles fazemos, fazemos ao grande poder transformador do mundo. Pena ser tão difícil reconhecermos essa beleza neles.

Em cada indivíduo há uma alvorada a iniciar. Um colorido céu de primavera para despontar. Dias de verão, repletos de energia transcendente, contaminante de júbilo, ode às tristezas e alegrias.

Respirar fundo ajuda muito. Respirar toda a poeira mágica, a existência diluída em nosso meio, em nossa vida, em cada recanto do maravilhoso lugar de nossa terrena morada.

Nenhum comentário: