quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Procrastinação

Procrastinação é um nome meio arranjado para definir o mal do "amanhãsismo".

Adiar continuamente uma série de tarefas, ou projetos, acumular mais uns tantos pelo caminho, concluir quase nenhum, essas são situações comuns aos procrastinadores de carteirinha.

Mal associado muitas vezes aos escritores, com dificuldades em dar continuidade a uma obra, ou mesmo concluí-la, tem como grande representante Douglas Adams.

Contam que durantes anos, mais de uma década, ele tentou entregar um livro, adiando diversas vezes com seu editor. Acabou falecendo aos 41 anos, deixando apenas como legado sua obra-prima "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Todos estamos sujeitos a esse mal. Com a tempestade de atrativos da vida moderna, é fácil encurtar nosso tempo e ficar sem alternativas para tocar nossos compromissos. Solução comum: deixar para amanhã.

Nosso cultura mãe contribui muito para o problema. O vírus do adiamento está inoculado em todas as esferas da sociedade. Em todos os âmbitos sociais, políticos ou econômicos, a herança desse péssimo hábito persiste. Vivemos parcialmente (se tão pouco) apenas amanhã.

Estudos apontam como a falta de atenção uma grande causa. A dificuldade em obter foco nas tarefas, em um mar de obrigações, termina em perda de foco. Depois da primeira vez, para os sem controle, o efeito cascata e conseqüente acúmulo são inevitáveis.

Perfeccionismo também é outra característica colocada como vilã. O perfeccionista desejar fazer tão bem feito, que nunca acaba, deixa um pouco para amanhã, afinal o dia possui limitadas 24 horas. E assim segue, nunca conseguindo chegar à perfeição. Só não contaram a ele que no mundo nada é perfeito.

Falta-nos valorizar mais o presente. Saber apreciar cada gota de tempo presenteada pela vida e não desperdiçá-la. Muitas vezes a preocupação com o amanhã vem das inseguranças do passado. Infelizmente, ou não, nos resta o curto espaço do presente para agir.

E assim se começa a mudança de hábito alimentar (para não dizer dieta) na segunda seguinte, a expressar o amor por alguém quando criarmos coragem, a ajudar o próximo se um dia tivermos condições financeiras, a eliminar nossas dívidas no dia de sorte na loteria.

Apesar do trabalho árduo, da everéstica mudança de postura, não deixemos para amanhã!

Nenhum comentário: