sábado, 1 de março de 2008

Manuais

Manuais são itens essenciais em tempos modernos.


Qualquer proprietário de uma TV, sistema de áudio, MP3 player, ou outra traquitana eletrônica imaginável, sabe o bem, apesar de nem sempre admitir.

Eles estão lá, mesmo não lidos, desprezados pela maioria. Na 'hora H', ao surgir um problema misterioso, um recurso quase subliminar, o primeiro item lembrado é o manual. Nem que seja pelo serviço de assistência...

Em tempos de paternidade, pré-natal diga-se de passagem, fui presenteado com um manual bem mais específico: Bebê - O Manual do proprietário.

Numa primeira olhadela, bate certo preconceito. Parece uma daquelas típicas piadinhas, de situação, plásticas o suficiente para vender muitos exemplares, nada mais. É sempre um problema avaliar o livro pela capa, já diziam nossas avós!

Para minha sorte, tenho uma compulsão por não deixar nada não lido, principalmente presentes recebidos. Na ordem elegida das leituras, pela cronologia dos presentes, chegou finalmente a vez de destrinchar essa obra particular e misteriosa.

Logo de início, a desconfiança parece se confirmar. As primeiras linhas não negam o tom engraçadinho, unicamente. Um pouco de paciência, e outra certa compulsão de não deixar pela metade, pode conceder a surpresa interessante.

Escrito a duas mãos, por um pai e seu filho, as informações apresentadas se revelam muito úteis. De maneira organizada, com uma apresentação suficiente, mas eficiente o necessário, são percorridos os mais diversos tópicos referentes à puericultura.

Lembra do livro tradicionalíssimo "A vida do bebê"? Pois o manual é uma versão reduzida e prática do consagrado título. Não que um livro tenha sido baseado noutro, mas o tom é o mesmo, mais moderno: prover de informações os progenitores de primeira viagem.

Engenheiros, cientistas da computação, técnicos em geral, devem se afeiçoar mais a obra, pois parece muito com os textos da área. Adeptos da tecnologia também, com toda rapidez e direção da Internet, o texto tem os ares dos novos tempos.

A coisificação do assunto é superficial. Na sua essência há a preocupação com o 'por vir', com todo o cuidado e carinho necessário para receber a nova vida. Algumas informações nos fazem preocupar mais ainda com a imensa lista de necessidades.

Estudarei mais o assunto, rapidamente, pois a vida não espera. Logo, logo, terei de por em prática. Independentemente desse estudo, confio em todo meu instinto e amor, somado ao exemplo de meus pais, para encarar a empreitada.

Um ótimo manual e uma experiência futura incrível. Ao responsável pelo presente, aos meus pais, a minha nova família, a vida, um enorme obrigado!

Um comentário:

René disse...

Primeiro, um grande Parabéns pelo filho - ou filha. Eu e minha esposa também estamos tentando e espero que venha logo. Com a dica do seu post, com certeza será um dos primeiros livros que comprarei sobre o "assunto"!! abraços!