segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Astronauta

Desejar ser astronauta pode deixar de ser sonho de criança.

Os sonhos de criança são feitos de coisas inalcançáveis, bem difíceis de atingir, mas a evolução tecnológica de veículos espaciais encurtará a distância para nossos desejos.

Tudo bem que os turistas até o momento eram milionários, afinal desembolsaram cerca de US$ 20 milhões, para seu passeio especial. As novas propostas, das empresas pretendentes a exploração desse mercado, são bem menos salgadas.

Por exemplo, a Virgin Galactic, do empresário britânico Richard Branson, promete um passeio cem vezes mais em conta, literalmente US$ 200 mil. Não se pode dizer que é uma pechincha, mas já é uma redução considerável, em um curto espaço de tempo.

No site da empresa é possível encontrar um boa quantidade de informações. Dá até para reservar um lugar, em algum vôo futuro, não tão distante. Os textos são multilíngües, incluindo o português, prova do interesse pelo público mundial.

A expectativa, segundo a Virgin, é promover os primeiros vôos em 2009. Eles já teriam US$ 30 milhões em reservas realizadas. Há um espaçoporto projetado, que deverá ser construído no Novo México, com um orçamento de US$ 250 milhões. É tanta quantidade de dinheiro envolvida que parece certo a continuidade da empreitada.

Só não podemos nos animar muito. Consideremos a distância alcançada no vôo, cerca de 100 km, estaremos bem aquém de chegar a Lua, distante 384 mil km do planeta. Além disso, o tempo estimado da viagem espacial é de 5 minutos, inicialmente. Tudo isso é bem diferente da experiência de Yuri Gagarin, em 1961, e de seus sucessores, ao verem o distante planeta azul.

Outras empresas e iniciativas já surgiram. Há um ambiente de concorrência entre todas elas, na disputa desse caríssimo mercado. Possivelmente essa disputa nos levará, pobres mortais, num breve futuro, a fazer jus etimologicamente ao nome astronauta: o marinheiro das estrelas.

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