quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Salvem

Salvem o XP!

Gritam em uníssono milhares de usuários do Windows XP, descontentes com a possibilidade de descontinuação futura do sistema operacional por ele amados.

Instabilidades são normais em novas aplicações, ainda mais em sistemas operacionais. O Windows XP inaugurou a era dos códigos com dezenas de milhões de linhas de código (os componentes de um programa de computador), dificultando ainda mais a tarefa de sanar, ou prevenir, problemas.

Assim como ocorreu com XP, o Windows Vista passa por esse momento inicial. Muitas incompatibilidades, diversos problemas de instabilidade, mas tudo deverá passar. Porém os seis anos de história precedente do XP marcam as pessoas, após algumas experiências mal-sucedidas na área.

Apoiados pela publicação InfoWorld, o movimento ganhou volume. Há em seu site uma petição para ser assinada tentando convencer a Microsoft de prolongar a existência da amada versão do Windows.

O movimento se difundiu em blogs, podcasts, criação de vídeos. Um verdadeiro movimento popular em busca de uma causa. Pena as causas atuais serem tão pequenas. Não devemos esquecer o fato de organização alvo ser uma empresa, pautada por interesses econômicos, como não poderia deixar de ser.

Provavelmente pouco mudará. A lógica de lançamento de novas versões é o principal motor de muitas indústrias da atualidade. Alguns sucessos antigos são prolongados por mais tempo, mas inevitavelmente serão descontinuados posteriormente.

Faz-se necessário exercitar o desapego. O mundo tecnológico, que não deixa de ser nossa realidade cotidiana, é de constante mudança. Precisamos exercitar a adaptação. Aprender a aprender novas formas, novas idéias. A novidade tem um custo, mesmo que ele vem em certa dor de cabeça inicial.

Se temos dificuldade de desapego e aprendizagem em itens tão corriqueiros, como não será para assuntos mais complexos e humanos? Há um longo caminho para um novo mundo...

Nenhum comentário: