sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Simplicidade

Simplicidade sempre é bem-vinda!

Meu café da manhã é sempre meio parecido. Porém, em alguns dias de despertar atrasado, recorro ao auxílio uma das diversas padarias existentes na cidade e não dispenso uma simplicidade matinal: café com leite e pão com manteiga na chapa.

O café pode ser expresso ou coado. Tem que ser bom, saboroso, para encorpar o leite. Servido em copo ou xícara, bem quente, é a configuração indispensável.

Em São Paulo, chamamos a mistura de pingado ou média. Alguns dizem que a diferença entre os dois termos está no teor de café. Um mais fraco, outro com mais presença da bebida tradicional no Brasil inteiro.

Sua companhia inseparável deve ter uma generosa porção de manteiga. Aos mais light é permitido usar margarina, mas para variar poderia ser até a Manteiga Aviação. Bem tostado é o ideal, até ficar bem moreninho.

Indispensável mesmo é ser pãozinho francês, bem crocante, fresquinho. Bem quente estala na boca, provocando o paladar e pedindo um gole da bebida companheira. Alguns dizem ser possível utilizar pão-de-forma, mas não tem o mesmo efeito.

Durante meu desjejum, nesta manhã, fiquei pensando: Já pensou quantos pãezinhos não serão servidos hoje, neste horário, pela cidade? Quantos milhares litros de café serão consumidos? Quantos casamentos perfeitos não serão realizados para celebrar essa feliz combinação?

Frustrante foi hoje o café não ser tão saboroso, não colaborando com uma média aceitável. Além disso, a manteiga não estava bem tostado, deixando o pão um pouco molenga. Tudo bem que eu estava atrasado, mas acreditava ser merecedor de alguma compensação.

Assumo que para quem buscava simplicidade, já estou complicando demais. Permito-me, afinal buscar o mais simples às vezes é bem complicado. :)

Nenhum comentário: