quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Matrix

Antes mesmo do que podemos imaginar, a Matrix será realidade em nosso meio, ou em nossas mentes...

Apesar de estar em período meio 'morno', o Second Life firmou uma parceria com a IBM, em outubro do ano passado, para desenvolver tecnologia de interoperabilidade das plataformas dos mundos virtuais 3D (MMORPG).

Imaginem a possibilidade de seu avatar transitar entre os diversos mundos virtuais, mantendo suas características e propriedades, interagindo com seus elementos, como um viajante virtual.

Mundos não faltam atualmente, além do Second Life: There, Active Worlds, Doppelganger, Multiverse, Kaneva. Outros tantos têm sido criados, por novas empresas com tecnologias próprias ou por ex-colaboradores dos sites existentes, carregando parte de seu conhecimento e tecnologia com sua dissidência.

Com todos eles interligados, faltará apenas uma conexão com a Web existente, muitas vezes chamada de Web 2D, em referência a possível transformação desses universos conectados em uma Web 3D.

Após toda essa conectividade, o último passo é melhorar a interface com o ser humano. Ainda estamos presos a teclados e mouses, periféricos quase jurássicos, tendo em vista as significativas alterações sofridas por outras tecnologias.

Nesse futuro não tão distante, é melhor nos preocuparmos com as 'artes' humanas, como terrorismo, pichação ou roubos virtuais, sem falar nos mundos de games, como Warcraft, que conectados poderão exportar seus guerreiros!

O universo paralelo ficará mais complexo e nós virtualmente, ou concretamente, mais arriscados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal teu blog. Parabéns.