domingo, 6 de janeiro de 2008

Folia

Festa tradicional popular, principalmente no interior do país, a Folia de Reis é perpetuada por gerações.

Herança da cultura portuguesa, assumiu diversas formas pelas regiões onde é executada em nosso país. De maneira geral, os cantadores visitam as casas das pessoas, entoando suas músicas típicas, festejando o Natal com a representação dos Reis Magos.

É bacana perceber o quanto é preservado nesses locais o senso comunitário. Essencial para a manutenção de uma sociedade saudável, tal senso une pessoas desconhecidas em torno de uma identidade de grupo. A visita da folia é desejada e motivo de muito orgulho para os moradores.

Há elementos dos mais variados mantidos pela vivência dessa festa: músicas, roupas, ritos. A transmissão desse conhecimento promove até o respeito aos mais velhos, guardiães da tradição passada de geração em geração, de pessoa a pessoa.

As companhias da folia têm uma estrutura bem definida, com diversos papéis e funções: o embaixador e o contra-mestre a comandar, a bandeireira a carregar o estandarte, os diversos bastiões que acompanham, com diversas interpretações, além é claro de muitos foliões divididos em diversas vozes.

Através da manifestação natalina, se desenvolve a cultura artística, religiosa e folclórica. Além de tudo, ainda é muito divertida. É lúdica, uma celebração do Natal e da expressão popular. As crianças, não é preciso nem dizer, são cativadas imediatamente.

A expressão popular é sábia e reflexo dos anseios humanos. Dentre tantas folias populares, a de Reis é provavelmente a mais pura e sincera.

Nenhum comentário: