segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Terra

Com tantas notícias sobre degradação ambiental, a perspectiva é de falta de qualquer boa perspectiva. Um planeta com natureza sem futuro.

Felizmente, nossas impressões nem sempre estão certas!

Em reportagem de ontem, do programa Globo Rural, tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Instituto Terra.

Idealizado e fundado por Sebastião Salgado e sua esposa, eles transformaram a área de uma fazenda familiar herdada, em uma reserva particular do patrimônio natural.

Ao longo de menos de 10 anos, conseguiram transformar uma região de cerca de 700 ha, criada para utilização como pasto na criação pecuária, em um belo pedaço de mata atlântica. É impressionante imaginar que, em tão pouco tempo, é possível dar vida novamente a um local degradado.

O empreendimento gerou, dentre outros frutos, conhecimento técnico para o reflorestamento. Hoje esse conhecimento é um dos produtos do instituto, repassado a quem de interesse.

Com a volta da vegetação, os animais também voltaram: pássaros, jaguatiricas, tamanduás, cobras. Ao se dar uma chance a vida, ela surge com raízes fortes e viçosas, como ocorre com a semente resistente para levar em seu interior o gatilho da existência.

Tocar um projeto desse porte, lá e em muitos lugares do Brasil, tem custos consideráveis (em torno de R$ 7.000,00/ha). Talvez seja a nossa parte contribuir para tanto. Toda natureza vale a pena!

Domingo que vem a reportagem continua. Uma conferida no programa pode ajudar a entender os problemas e as soluções. Pode também nos demover, em prol dessa nobre causa.

Nenhum comentário: