sábado, 22 de dezembro de 2007

Matemática

Aprecio a matemática como uma das linguagens mais belas.

Como eu, muitas outras pessoas opinam igualmente. Essa admiração gera controvérsias. Talvez seja bela, pois representa, descreve a natureza e a beleza provêm desta. Por outro lado, é uma criação humana, arquitetada ao longo da história e por isso tão precisa ou bela.

Deixando controvérsias de lado, gosto de encontrar publicações a respeito, para ter um pouco mais de contato, tentar conseguir mais uma lasquinha, até onde minha capacidade e formação permitam, afinal não sou um matemático.

Semanas atrás, comprei a revista ilustrada na imagem ao lado em banca de jornal. Atraiu-me o destaque dado ao assunto 'Matemática', sem até notar o detalhe da autoria, de Ian Stewart. Matemático inglês e escritor de ficção científica tem reunidas na publicação diversas contos de divulgação da matéria, procurando utilizar uma linguagem bem simples para discutir assuntos complexos da área.

O problema está justamente aí: é muito difícil tornar fácil assunto tão complexo. E não se consegue nessa publicação. Apesar da intenção, com historinhas fáceis, acabamos ficando apenas na historinha e conseguindo apenas um contato periférico com a discussão.

Fundamentos de cálculo estrutural, espaços topológicos, computação avançada e tantos outros, trazem um universo de ciência e ficção científica misturados. É difícil até distinguir um do outro. Ficamos na desconfiança.

De qualquer forma, vale a viagem, ao menos pela diversão.

Nenhum comentário: