terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Carros-robôs

"Quem brinca com fogo acaba por se queimar". Às vezes brincar com o fogo é irresistível!

A previsão do filme "Exterminador do Futuro", sobre a revolta das máquinas em 1997, já foi invalidada. Mas continuamos tentando, ou elas continuam...

Em Victorville, Califórnia, ocorreu no mês passado uma corrida de carros-robôs, sem motorista. Promovida pela DARPA, pretende estimular os desenvolvimento de tecnologias automotivas robóticas para os mais diversos fins, inclusive militares.

Apesar do avanço na inteligência artificial e das condições especialíssimas da competição, apenas 6 carros, de 11 participantes, terminaram o percurso. Isso demonstra o quanto estamos longe de conseguir construir o Skynet. Notem, no entanto, que alguns terminaram...

Algumas avaliações dão como necessário não menos do que uns 80 anos para a evolução da inteligência das máquinas aproximá-la da nossa capacidade. Se pensarmos bem, esse período não é tão longo assim.

Poderemos usufruir de grandes benefícios com tecnologias desse tipo, para mudar nossa vida, transformá-la. Devemos ficar atentos! Gradativamente as três leis da robótica, criadas por Isaac Asimov, deixarão de ser ficção.

Nenhum comentário: