terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Clima

Estocolmo-72, ECO-92, Rio+10, Protocolo de Kioto, COP: são mais de 30 anos de discussão a respeito das mudanças no clima.

Tanto tempo de discussão e tão pouco realizado concretamente! Possivelmente o tamanho do problema e o número de pessoas envolvidas compliquem a adoção de soluções efetivas.

As conseqüências de nossa omissão climática serão tão diversas e complicadas quanto. O meio ambiente nos negará um clima mais favorável, em todos os sentidos.

Entre interesses econômicos e políticos, estamos negligenciando o cuidado a um de nossos bens mais preciosos: nosso planeta. Apesar de toda discussão, há a certeza da inexistência outro igual para habitarmos.

Os volumes financeiros são vultuosos (mais de US$ 200bi até 2030) e a grande briga fica para definir os responsáveis. Briga continental por meros 2 graus centígrados, mas que devem ser o limite máximo de aumento global.

Seria fácil enxergar o óbvio, a falta do equilíbrio termodinâmico de nossa casa natural. Assim como uma série de comportamentos (por exemplo, tabagismo, hábitos alimentares inadequados, negligência social) efeitos de longo prazo não sensibilizam as pessoas. É necessário o pior acontecer para despertar o gigante de seu sono pueril.

O mundo está míope, necessita de algo ou alguém para lhe curar a visão. As décadas passaram, o planeta pede socorro com seus verões intensos, tempestades catastróficas, a acidez de nossa atmosfera.

Ao menos o tempo trouxe melhora aos ouvidos. Mesmo os menores têm voz na última reunião, a COP do clima. Além disso, o maior de todos teve de recuar frente à pressão de todos os outros do grupo, apesar de ainda valer uma análise mais significativa deste fato.

Nenhum comentário: